Medalha de Ouro de Lamego

Distinção do Maestro Jaime Pedruco e da Banda Filarmónica de Lalim

Homem talentoso, Jaime Pedruco, a que tenho assistido várias apresentações suas em Palco, ora dirigindo a Banda de Lalim, ou então a Banda de Aldeia de Sendim, das quais é o Maestro, é muito cheio de inciativas dirigidas à cultura musical da população beirã, dinamizando os mais jovens ao espírito de grupo das Bandas Musicais, sendo um elemento da sociedade do Douro Sul a louvar.

Tão importante que é a música como valor elementar da educação intelectual do indivíduo, e importante é a necessidade dos mais jovens se cultivarem nesta nobre arte.
Os nossos jovens contemporâneos estão desmotivados, face ao padrão de concorrência e exclusivismo, presente na sociedade. 

É importante motivá-los, distanciá-los do ócio e hábitos de vida preversos, dando-lhes o legítmo realce como valores da sociedade, estimulando as suas sensibilidades culturais.
O gosto pela cultura musical através das Bandas Filarmónicas, com a interligação de diferentes indivíduos em várias escalões etários transmite a todos a música, como importante símbolo da arte, bem estar da alma e aprendizagem da vida quotideana. Tocam em sintonia e coordenação, criam elos de amizade e ocupação dos tempos livres. E sente-se nos grupos um espírito de equipe e brio no desempenho das suas actuações, ficando bem demarcado o bem estar deles e a motivação com que ficam na comunidade com estes valores culturais.

Assim sendo, os jovens criam entre si o estímulo solidário e fraterno que os ajuda a desenvolver na auto-estima, ao cultivar valores importantes para a vida em comunidade.

Apresento neste post, a filmagem que efetuei ao Concerto Público da Filarmónica de Lalim que foi contemplada com a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego em sessão solene na aldeia de Lalim, Lamego, em de 5 de junho de 2016. Medalha atribuído pela Autarquia, reconhece a obra dedicada, que a Banda Filarmónica de Lalim tem desenvolvido desde a sua fundação, com muito cunho do Maestro Jaime Pedruco, nomeando para além fronteiras o nome de Lalim e Lamego.

A Sociedade Filarmónica de Lalim possui em grande parte elementos jovens, e é uma verdadeira escola de Cultura Musical e bem estar da Comunidade Local.