A IDENTIDADE CULTURAL DE FONTE ARCADA - FILME DUM PASSADO RECENTE

Neste filme apresento a profunda identidade de Valores Humanos da Aldeia de Fonte Arcada de Sernancelhe.

Em cima filme captado em 2009, com habitantes da aldeia

São características comuns de pessoas de Fonte Arcada, nascidas em inícios do Século passado, com a cultura endógena da aldeia, em que todos são semelhantes a si, por modos de ser e caracteristicas próprias.

E esta construção da identidade na sociedade de Fonte Arcada ao longo de centenas de anos, foi resultado da interação do Fonte Arcadense com o seu meio patrimonial e social, localizando-o socialmente.

Os valores materiais e imateriais da aldeia criaram durante muitos anos uma verdadeira simbiose entre património e identidade, em que a população se identifica ainda com os objectos que a compõem.

Há ainda um orgulho nestas gentes nos seus valores patrimonializados, visível no seu sentimento colectivo de pertença.

E é esta a filosofia dos que restam de Fonte Arcada, em que tudo merece ser conservado, quer sejam componentes materiais ou imateriais de identidade desta sociedade.

O património edificado é um elemento de referência de Fonte Arcada que interferiu severamente na construção da sua identidade. 
A partir dele, conseguimos ainda poder ler a evolução da história, o passado e o presente.

É assaz importante que a identidade cultural ainda presente na aldeia, e que bem se pode verificar no filme que apresento deverá ser um dos principais motores do futuro da história da localidade.

Ainda se observa neste filme a identidade cultural de Fonte Arcada, a sua memória, a sua consciência coletiva.

Ainda consegui captar alguns dos seus costumes, da sua produção literária e artística, da sua música, dalguns dos seus monumentos presentes na Praça, das suas tradições orais.

A identidade cultural, como sentimento comum aos membros da coletividade de Fonte Arcada, reconhece-se nesta cultura, colhida nesta pequena meia hora de filme.

Versos e Hino alusivos a Fonte Arcada

Este é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut.