Grupo Folclórico, Associação de Moura da Madalena - Festa de Farminhão Viseu

Animar as nossas aldeias e reencontro de amigos são as principais ambições das nossas populações para os calorosos Verões. 



Verões começando com o São João em Junho, e terminando em finais de Setembro com as vindimas, sendo para nós beirões "os melhores do País".

Altura que melhor proporciona aos conterrâneos e visitantes das nossas aldeias, as férias de Verão estimulantes e reparadoras.
 



Encontramos ao longo de todo este período, uma série de iniciativas, desde as festas dos Santos Padroeiros nas várias aldeias, à música, gastronomia e artesanato, não esquecendo a visita ao extenso e rico património histórico e paisagístico presente.

Nas férias de verão, as aldeias ganham vida, alegria, cor, som e muita animação.

Jovens e adultos confraternizam e vivem momentos inesquecíveis que constituem as memórias das férias.

As Comissões de Festas das localidades empenham-se em proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.

Organizam programas diversos ao agrado do pequenos e graúdos.

Bailes animados por conjuntos musicais, espectáculos de pirotecnia, bandas de música a percorrer a aldeia inteira, obviamente são momentos muito aguardados.

A procissão com os andores e músicos, constituem sempre o apogeu das festas.

A apresentação do Grupo Folclórico, Associação de Moure da Madalena foi exibida no passado Verão nas festas de Farminhão, freguesia situada na parte sul do concelho de Viseu, confrontando-se com vizinho de concelho de Tondela.
Farminhão, que em finais do século XIX foi contemplada com a passagem do ramal estreito da linha férrea do Dão, a ligar a linha da Beira Alta a partir de Santa Comba Dão, a Viseu.

Concerteza que o caminho de ferro ajudou ao crescimento da aldeia e a consequente transformação cultural e social, resultante da quebra do isolamento.
Hoje para muitos de nós, visitantes, Farminhão volta a ser muito conversado e percorrido, visto que faz parte do trajecto do roteiro dos passeios de bicicleta entre Viseu e Santa Comba, pela adaptação da antiga linha do comboio à moderna "ciclovia do Dão"

O agradável Grupo Folclórico - Associação de Moure da Madalena é oriundo da aldeia de Moure de Madalena, Campo da Madalena, outra freguesia de Viseu.
Grupo pertencente a uma associação social cultural local, tendo como filosofia estimular e incentivar a comunidade, em especial os mais jovens na participação e conhecimento dos usos e costumes do passado, tão importantes para a sua maturação. Boa fonte de ligação às várias faixas etárias da população, e aos diversos grupos culturais e profissionais da agremiação.

Inicio os dois trechos do filme com parte do troço do percurso da ciclovia no interior da aldeia, local onde se realizou o presente festejo, e outrora ocupado pelos carris do comboio.