Feira Medieval de Penedono 2018

Foi neste fim de semana de 6 a 8 de julho de 2018, que a vila de Penedono se vestiu em ambiente de Burgo Medieval.
Um cenário ideal para a festividade, "o Centro Histórico da Vila", com o belíssimo castelo em cenário de fundo.

Aqui são apresentadas evidências da História contemporânea, na época do célebre Magriço, um dos doze de Inglaterra, imortalizado por Luís de Camões no poema épico "Os Lusíadas".

Consequente ao pronunciado rigor histórico e ao compromisso exemplar da Autarquia e sua População, a Feira Medieval de Penedono, é sem dúvida o ex-libris cultural de Penedono, onde os Penondenses, vizinhos e amantes das festividades Medievais participam.
Muitos vivem esta festa medieval como participantes ativos ou então espectadores atentos.

Reviver a Idade Média é um verdadeiro desafio e um apelo incontestável para uma agradável viagem ao passado.

Em Penedono, Portugal, com o seu castelo romântico, que remonta a finais do século XIV, realiza-se anualmente esta deliciosa festa. Atores são convidados para encenarem personagens de realce da história; outros também da classe menos favorecida, a plebe, lembrando também outras raças humanas que povoaram a península Ibérica no período Medieval.

A feira Medieval de Penedono, tem um encanto particular: " a elegância do seu Castelo" contornado por um património arquitectónico secular, pouco alterado com as modernas arquitecturas, propiciando ao visitante um ambiente medieval.

E neste ponto expressa-se o brio que população de Penedono tem em repeitar criteriosamente a arquitectura medieval e o traço granítico em toda a Vila.



Quem percorre todo o ambiente e espaço por onde se realiza o evento, fica com a sensação momentânea de viver num imaginário medieval, de vertente popular.


Os mendigos, comediantes, comerciantes, os espectáculos de rua, o combate de esgrima, o malabarismo com fogo o assalto ao castelo, enfim, toda esta coreografia reforçam a todos os visitantes o ar de suspence, de misticidade, de vitalidade e sonoridade que se vivia na época medieval.

Observamos imponentes trajes de rainhas e princesas, de guerreiros mouros, de cavaleiros templários ou de uma simples plebe .

Durante o evento podemos provar deliciosos petiscos e pães acabadinhos de sair do forno.
Também observamos os artesãos a fabricar peças em granito, calçado e outros objetos
Encantarmo-nos com as belas dançarinas mouras, envolvermo-nos em ambiente de fantasia e de muitas histórias.