Cantadores de Janeiras de S. Marta de Penaguião: O Grupo de Cantares “Os Medroenses“

Tradição já muito antiga, mantendo-se viva aínda em muitas comunidades do Norte e Beiras de Portugal, valor cultural que tem passado de geração em geração.

As Janeiras são uma tradição muito antiga. Em muitas aldeias este símbolo mantém-se vivo, especialmente no Norte de Portugal e Beiras, vai passando de geração em geração, assim como as compilações musicais que caracterizam o seu histórico.

Na noite de Reis, juntam-se grupos de conterrâneos que calcorreiam a aldeia, batendo de porta em porta, cantando e tocando alguns instrumentos musicais, procurando desejar um bom ano novo aos seus concidadãos. Ao abrir a porta, são recebidos e convidados a entrar, e é-lhes presenteado petiscos, filhozes, chouriço, vinho, e oferecido um valor monetário ou alimento de forma simbólica.
Nesta altura, em muitas das nossas aldeias mantem-se a tradição de cantar à volta dum fogueira, no adro da igreja ou centro da comunidade, ondem ardem enormes troncos de árvores, que se mantém acesa até depois do fim do ano