Banda Filarmónica de Riodades - concerto na sua festividade de 2008

E é neste evento festivo de Riodades que observamos a sua Banda Filarmónica, tocando em pleno, por grande dedicação dos seus membros.

Visualizamos a atuação da Banda durante todo o dia Festivo, que, só com a vertente de dedicação humana conseguiu animar todo o evento Religioso, e a festividade por toda a aldeia, que se prolongou até à noitinha. Na subida e descida do monte para a Senhora da Alegria, nada os impediu de dar o melhor de si. 

Tão interessante e de louvar o exemplo destes jovens e homens, desta população humilde que, para conseguirem apresentar assim um trabalho, decerto que, nos bastidores e depois de regressarem a casa cansados do trabalho ou dos estudos, e após um rápido jantar, correm para a sede da Banda, cheios de alegria para participarem nos ensaios.

Verificamos que para uma Banda jovem, e de muitos adolescentes, possui já um repertório muito variado, dependendo do contexto do cenário em que vão tocar.
Visualizei marchas religiosas, rapsódias, hinos e mesmo aberturas específicas próprias a cada situação.

Sente-se que a Filarmónica tem extrema importância na formação e cultura dos seus elementos, e oberva-se bem a acessibilidade da sua escola ao povo em geral, sem distinguir classes sociais ou de estatuto económico.

Parabéns a Riodades por possuir a Banda Filarmónica como escola de valores, instituindo cultura musical e formação de bons Cidadãos.