Atuação da Banda de Riodades na sua aldeia em 09/08/2008

E é a Banda Filarmónica de Riodades, São João da Pesqueira, um verdadeiro cartão de visita da aldeia, e que, com o património de músicos jovens a actuar, constitui o orgulho da localidade, realçando evidentes sinais de vitalidade sã.

Observei muito atentamente na tarde de 08-08-08 num dos dias festivos de Riodades, os vários pormenores do concerto que, partindo por diversas vezes de canções do cancioneiro popular, comportou-se sempre em perfeita sintonia, harmonia e elegância.

O seu quadro de músicos, fundamentalmente jovens corresponde a uma autêntica banda predominantemente júnior. Assim vão-se preparando e motivando os jovens artistas a adquirir hábitos musicais relacionados com a música de filarmónica geridos sob uma direcção, o maestro, a tocar em sintonia com os diversos instrumentos dos músicos, desenvolvendo assim aptidões para a musicalidade, a afinação e interpretação dos vários pormenores técnicos.

Assim sendo conclui-se, que uma banda destas, além do seu valor no entretenimento da população, funciona certamente como um excelente incentivo aos jovens na cultura musical, ocupação e trabalho de equipe, realizando-se assim estes, com as várias demonstrações musicais regulares em todo o meio envolvente à banda filarmónica, e incentivando certamente muitos outros colegas a iniciarem a aprendizagem musical.

Estas Instituições provam, o quanto é importante o desempenho que as nossas Sociedades devem assumir no apoio e dignificação destes valores, promovendo frequententemente acontecimentos culturais com o objectivo de as valorizar cada vez mais.

Será agir para as varias comunidades nas diferentes aldeias dignificarem a sua terra demarcando a sua contemporaneidade