A recriação da Via Sacra no Castelo de Ourém

Em Ourém vive-se intensamente a quadra Pascoal.
O centro Histórico do Castelo propicia um habitat adequado à realização das cerimónias da encenação da Via Sacra com a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

A recriação da Via Sacra no Castelo de Ourém, já tem tradição em Portugal, e é considerada das encenações mais bem realizadas no nosso País.
Foram muitos os figurantes acompanhados pela Filarmónica Ouriense, que no dia 06/04/2012, em orações e cânticos religiosos percorreram as 14 estações da Via-Sacra, conforme consta da Bíblia, onde seguidamente Cristo foi julgado e condenado à morte.

Muitos peregrinos vieram a esta agradável encenação do sagrado neste periodo Pascoal.

Castelo de Ourém, espaço histórico de ambiente místico e fé a proporciona um verdadeiro ambiente de sacralização.
Muita gente aqui veio admirar o espetáculo, uns mais crentes, outros fundamentados pelo conhecimento e ao acontecimento cultural.

Lição de catequese a acompanhar os cristãos a um lugar de cultura, com ambiente propício à verdadeira vivência e animação de fé, traduzindo-se na vida comunitária através da paz, união e amizade.

Portugal possui um imenso património histórico de inspiração católica, que bem pode ser aproveitado para o chamado "turismo religioso".
Que potencialidades turísticas o nosso País tem nesta vertente de "inspiração católica", onde o componente judaico e muçulmano também se encontra.

Turismo cultural e religioso é um segmento a explorar no nosso País, com tantas potencialidades.

No presente momento da nossa História, há que defender, valorizar e promover o património Nacional.