A cidade e o Castelo de Ourém

Digite seu texto aqui...

Ourém, cidade no centro do País, onde, até ao século XIX estava limitada ao casario em torno do Castelo.

Em 1841, a Câmara Municipal, foi transferida para o vale, onde está situada a parte nova da cidade, distinguindo-a da urbe antiga, onde aínda se respira o ambiente medieval, quase intacto.

Um Castelo Medieval interessante, firmado no alto dum monte, circunscrito por vales e planícies, a ocupar uma favorecida posição como ponto estratégico.

No interior sente-se a atmosfera da idade média. Calçadas em declive, vielas estreitas, ruinas, muralhas... tudo a avocar o passado da urbe acastelada com o domínio do Senhor Feudal.

No alto, junto da Igreja da Colegiada, ou mesmo lá em cima no Terreiro de Santiago, usufrui-se uma paisagem fascinante. A destacar ao longe a nova cidade de Ourém.

Tal como em muitos outros castelos, aqui também há histórias de conquistas e romance.

Tantas almas gémeas que nestes lugares se têm encontrado ao sabor do ambiente místico convidativo.

No castelo de Ourém, bem ao alto do monte, a atmosfera do recinto propicia bem estar, sentimento confortável, a propagar-se aos sentidos.
Tem sido no interior das muralhas, que ao longo dos séculos acontecem encontros, tantas vezes inesperados; apenas por uma simples explosão do sub-consciente a sintonizar seres humanos, e a criar harmonia.
Que interessante é o ser humano, que nunca terá as explicações científicas ou lógicas para o subliminar.
Porém, a sua racionalidade permite-lhe desvendar limites e tornar a sua existência diferenciada.
Assim, a qualidade do afecto que se vai aprendendo a externar, é a variável determinante que abre o espaço na atmosfera pessoal de cada um, a atrair aquela parte de nós que nos completa de forma absoluta. E deste modo surge o bom entendimento entre almas, a aprimordiar-se a emoção, tão macia como veludo, e acolhedora como o abraço.

Voltado ao castelo:
O porte robusto e altivo destas muralhas de pedra ocultam no seu interior, as memórias das batalhas, lendas de amores e damas singelas, verdadeiros segredos por desvendar, enigmas da nossa história.